O casamento é uma instituição sagrada. O Casamento não é uma criação do homem, mas é uma criação de Deus.
Quando Deus criou o mundo tudo que nele existe Ele disse que era "bom", mas logo após ter feito a Terra, Adão e Eva Deus disse que era “muito bom”. Gêneses 1:10-31
Infelizmente as pessoas estão tratando o casamento com banalidade sem dá o devido valor de uma união que foi criada por Deus. Casamento é coisa séria, pois na palavra de Deus diz: “Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.” Efésios 5:31
Notamos a seriedade dessa união quando Deus diz que se tornarão “uma só carne”, ou seja, serão um só.
Antes de Jesus fazer a obra em minha vida e em meu casamento eu e meu marido não vivíamos um casamento de verdade, não éramos amigos, não dividíamos os mesmos sonhos e ideais, não conversávamos, não nos respeitávamos, enfim, éramos dois estranhos vivendo na mesma casa.
Achávamos que estava tudo bem, até que chegamos a um ponto onde não nos suportávamos mais e como conseqüência veio à separação.
Depois da separação me dei conta da minha perda, percebi a tola e insensata que tinha sido a ponto de deixar que meu casamento sucumbisse. Como pude perder o presente mais precioso que Deus tinha me dado que era uma família?
Foi nessa época que conheci Jesus, onde fui transformada e meu casamento foi restaurado. Através da minha transformação pude também ganhar meu marido para Cristo, pois ele ansiava conhecer o Deus que tinha feito o milagre da transformação em sua esposa.
“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” Salmos 51:17
O que eu quero dizer com tudo isso meus queridos, é que pra eu perceber que meu casamento era um presente de Deus e algo de grande importância para Ele. Tive que sofrer a ponto de perceber o quanto tinha sido tola em tratar meu casamento com tanto desdém. Ajoelhei-me aos pés de Cristo e clamei por seu perdão e por uma segunda chance.
Amados, não desejo que ninguém passe pelo que passei, só dei valor ao meu casamento depois que o perdi, e louvo a Deus por ter apontado o meu erro a tempo de poder corrigi-lo.
Deus é misericordioso e conhece um coração arrependido e disposto a mudar. O Senhor trouxe meu marido de volta e vivemos hoje um casamento feliz e por causa da nossa história, Deus nos deu a oportunidade de ajudar outros casais , nos dando a coodernação do ministério de casais de nossa igreja.
Se o casamento é uma instituição criada por Deus é obvio que quando conhecemos alguém, Deus está nos dando de presente essa pessoa, e como tal, todo presente deve ser recebido e tratado com amor, carinho e atenção.
Deus não aprova o divórcio, por isso devemos ser sensatos e sábios antes de pensar no assunto, ou melhor, nem devemos pensar nisso.
“Eu odeio o divórcio, diz o Senhor, o Deus de Israel, e "o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas", diz o Senhor dos Exércitos. Por isso tenham bom senso; não sejam infiéis.” Malaquias 2:16
“Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: que a esposa não se separe do seu marido.” 1Corintios 7:10
Devemos batalhar para vivermos um casamento que honre o Senhor onde Ele possa estar presente a todo o momento.
Em tudo que nos propomos fazer existem regras a seres cumpridas, e isso se estende também ao casamento. O problema é que as pessoas querem viver uma vida desregrada, ou seja, sem regras. Deus deixou as regras para que o nosso casamento fosse harmonioso. Deus como criador do casamento nos deixou o manual com as regras, para que o seu e o meu casamento funcione em perfeita harmonia.
“Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras.” Provérbios 4:20
“Já não lhe escrevi conselhos e instruções,” Provérbios 22:20
"O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros." Hebreus 13:14
Seja sábio(a), zelar por seu casamento é também estar honrando a Deus dando testemunho que o casamento ainda é uma instituição que pode dá certo, para isso basta que precisemos ler e por em prática o manual do fabricante, a Bíblia.
Deixando de lado que esse vídeo é uma propaganda da Coca-Cola a mensagem que ela trás é o desejo que todos nós temos para um mundo melhor. Para que o mundo seja um lugar melhor temos que primeiramente amar a Deus e seus preceitos e depois ao nosso próximo. Sem esquecer que, para se ter um mundo melhor também é necessário que as pessoas mudem para que tudo em sua volta se transforme também. Não basta apenas querer é necessário agir.
"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mateus 22:37-39
“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;” 2 Coríntios 4:7-9
É um prazer para minha alma ouvir da própria boca de Deus que Ele está no controle de tudo, que Ele é um Deus zeloso e provedor. É um deleite saber que nas Escrituras Sagradas Deus tem sempre uma palavra de conforto e encorajamento. Como é maravilhoso se sentir amado (a) pelo Pai.
Você já parou para pensar que você é filho (a) do todo Poderoso que criou o céu e a Terra? Aquele que torna o impossível no possível?
Quando penso nisso, sinto uma alegria invadindo meu ser, sinto-me honrada e orgulhosa por ter um Pai tão Grandioso. Talvez você esteja achando que sou exagerada ao me expressar dessa forma. A experiência e intimidade que tive e tenho com Deus pode explicar tudo isso. O que Deus fez e ainda faz na minha vida, os milagres, seu prover, restauração e transformação, faz-me realmente ter orgulho ao exaltá-Lo, faço isso com todo meu amor e gratidão sem me envergonhar. Sou completamente apaixonada por Deus e dependente dEle!
Deus nos provou de várias maneiras o quanto Ele nos ama, nos deixou as escrituras para que através delas sejamos consolados, admoestados e orientados; deu-nos Jesus Cristo que através de seu sacrifício nossos pecados fossem perdoados, assim nos dando de presente a salvação; deixou-nos o Espírito Santo para que não ficássemos órfãos até o dia da volta de Jesus. Isso é a maior prova de que Ele se preocupa e nos ama, e esse amor é incondicional.
Hoje Deus é prioridade em minha vida, sou totalmente dependente dele, não me vejo vivendo uma vida sem Cristo sou muito feliz, pois não sinto tristeza e nem solidão por maior que seja a adversidade que venho a enfrentar. Saber que tenho um Deus, Pai e Senhor que me ama incondicionalmente e que está a todo o momento olhando para mim, faz-me sentir segura e pronta pra enfrentar tudo que vier pela frente e sem medo.
“Quanto a mim, sou pobre e necessitado, mas o Senhor preocupa-se comigo. Tu és o meu socorro e o meu libertador; meu Deus, não te demores!” Salmos 40:17
Li em meu livro favorito “Uma mulher Segundo o Coração de Deus”, onde a autora diz, e sempre procuro lembrar-me disso: “Não importa o que aconteça, não importa a maneira como a vida se lhe apresente, não importa o que você esteja sentindo, você é aceita pelo Amado, e nada mais importa.”
“...para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.”Efésios 1:4-6
Não importa o que você vem passando, enfrentando, as barreiras pelo caminho, as lutas, o sofrimento que você passa, Deus deixou suas promessas e Ele não é um Deus de mentiras o que Ele promete Ele cumpre, porque Deus é Fiel!
Deus promete:
“A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” 2Corintios 12:9
Você é criação de Deus e como tal, o Criador zela por sua criatura, saiba que você é amado(a) do Senhor, O Deus Todo Poderoso, seu Pai.
“Do preceito de seus lábios nunca me apartei, e as palavras da sua boca guardei mais do que a minha porção.” Jó 23.12
Fico imaginando como pude passar tantos anos sem ler e me alimentar da palavra do Senhor. Hoje eu não conseguiria mais viver sem esse tempo precioso que tenho com Deus, é um encontro diário onde sou suprida de conhecimento. Não entendo como ainda existem pessoas no mundo que conseguem viver sem ler a Bíblia. A palavra de Deus é uma fonte inesgotável de sabedoria e um bálsamo para a alma e sara todas as feridas.
Aprendi que para que Deus ocupe o primeiro lugar em um coração e que Ele tenha suprema prioridade na vida de alguém, essa pessoa precisa conhecê-lo criando raízes mais profundas de amizade com Ele. Umas das coisas ao qual conseguimos isso é estudando e meditando na palavra de Deus.
No livro de Elizabeth George intitulado “Uma Mulher Segundo o Coração de Deus” ela nos diz:
“Quanto mais do seu tempo diário, de sua vida você passar a sós, silenciosamente com Deus, em reflexão, em oração, em estudo, em programação e em preparação, maior será a eficiência, o impacto, o poder da parte de sua vida vista pelos outros”.
Com a sabedoria dessas palavras, aprendi que quanto mais tempo passamos com Deus aprendendo com Ele, maior será o impacto de nosso ministério na vida das pessoas.
Howard G. Hendricks, conferencista famoso e perito em educação cristã, fala de três fases pertinentes à atitude para com o estudo da Bíblia:
• A fase "óleo de rícino" — quando você estuda a Bíblia porque sabe que é bom para você, mas não é muito agradável.
• A fase "cereal" — quando o estudo da Bíblia é seco e desinteressante, mas você sabe que está sendo alimentado.
• A fase "pêssegos com chantilly" — quando você está realmente banqueteando-se com a Palavra de Deus.
Quando estamos reservando mais tempo para estar com Deus em estudo e oração, aprofundamos nossa relação com Ele. Somos alimentados e adquirimos um imenso crescimento espiritual. Passando mais tempo com Cristo nos fortalecemos e achamos incentivo no caminhar com Ele.
Elizabeth George chama esse tempo com Deus de “A Grande Troca”. Longe do mundo e fora da vista dos outros, troco meu cansaço por sua força, minha fraqueza por seu poder, minha escuridão por sua luz, meus problemas por suas soluções, meus fardos por sua liberdade, minhas frustrações por sua paz, minha agitação por sua calma, minhas esperanças por suas promessas, minhas aflições por seu bálsamo e conforto, meu embaraço por sua sabedoria, minha duvida por sua garantia, meu nada por seu tudo, o temporal pelo eterno e o impossível pelo possível.
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119.105
Proponha a si mesmo (a) diariamente a tirar um momento com Deus, nem que seja por apenas 10 minutos para ler, meditar em sua palavra e conversar com Ele em oração, você descobrirá o quão prazeroso é a companhia de nosso Pai e assim chegar na fase "pêssegos com chantilly”.
Acho-me agredida e abusada quando ligo minha televisão e deparo com programas repletos de mau gosto e malignos, afinal, a TV aberta invade nossos lares com esses programas que ferem os princípios morais familiar, além do mais, vão totalmente contra os ensinamentos de Deus.
As emissoras de televisão estão ensinando aos nossos filhos através de sua programação barata; pornografia, homossexualismo, desrespeito aos pais e ao próximo, adultério e violência. A televisão tem uma grande influencia sobre as pessoas, principalmente com nossas crianças e adolescentes que ainda estão com seus caracteres em formação. Vemos como exemplo pelos anunciantes com suas propagandas nos intervalos das programações, pois passamos a conhecer produtos e comprá-los depois de assistimos os anúncios com a intenção de conhecer os mesmos para saber se são bons como anunciam, e isso, acontece com o produto que as programações vendem, levam nossos filhos a quererem experimentar o que aprendem com a TV.
As programações televisivas de hoje estão precárias e dando repúdio na maioria das pessoas que assistem. Os canais abertos estão apelando com conteúdos de mau gosto e pitadas de pornografias para conseguirem mais audiência e assim encherem os bolsos de dinheiro sem se preocupar com a qualidade de suas programações.
Chamo de lixo o que a TV brasileira vem mostrando com suas novelas, reality show, minisséries, e sem esquecer os programas humorísticos que, diga-se de passagem, de engraçado não tem nada, apenas vejo a exploração da sexualidade com mulheres seminuas, assim como nos programas de auditório.
Talvez tenhamos tomado uma atitude radical com nosso filho de 10 anos, que estava se tornando alienado, anti-social e agressivo. Eu e meu marido decidimos fazer um teste e tira-lo da frente da TV e o resultado foi melhor que nós esperávamos, ele mudou de comportamento tornando-se mais sociável saindo de casa agora para brincar com os amigos (como antigamente, que era muito mais saudável), parou de engordar e tornou-se mais comunicativo com as pessoas principalmente com nós, seus pais.
A TV não trás benefícios nenhum, nem para mente, nem para o corpo e nem para o espírito. Aprendemos coisas boas lendo um bom livro, estudando e principalmente lendo a Bíblia. Então amigos, vamos desligar a TV e procurar outras atividades que nos fazem crescer como seres humanos e nos dão prazer mental e espiritual.
PAQUISTÃO (11º na classificação de países que perseguem cristãos) - Em países islâmicos, a conversão ao cristianismo pode trazer graves consequências aos cristãos, principalmente às mulheres. Em 11 de março a agência Compass Direct News confirmou o caso de uma cristã paquistanesa: a mãe de sete filhos foi sequestrada, estuprada e vendida em casamento em Lahore.
Shaheen Bibi, de 40 anos, foi sequestrada por extremistas que tentaram lhe obrigar a converter-se ao Islã. Depois que ter recusado, ela foi drogada e afirma que quando acordou em Sadiqabad, os sequestradores informaram que ela havia sido vendida e dada em casamento.
A cristã ainda recebeu ameaças de morte e de ter o seu corpo jogado no rio Sindh, caso seu pai, Manna Masih, não pagasse o resgate de 100.000 rúpias (1.170 dólares).
Shaheen ainda relata que "eles disseram que eram muçulmanos, mas eu lhes disse que era uma mulher cristã, casada e com sete filhos, e por isso era impossível me casar com alguém, especialmente com um muçulmano."
Por conta disso, Shaheen foi ordenada a se converter ao Islã, deram-lhe um tapete de oração e a obrigaram a orar sobre ele. "Ajoelhei, mas orei para Jesus me ajudar", relata a mulher.
Cativeiro & Libertação
Após mobilização da família, a polícia intensificou o cerco contra os sequestradores que tentavam fugir com ela para a possível venda. Perseguidos pelas forças de segurança, os raptores acabaram liberando a cristã.
Shaheen Bibi disse que havia cerca de 10 outras mulheres em cativeiro com ela, algumas tiveram mãos e pernas quebradas por terem recusado serem entregues a casamentos.
“E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.” Atos13:22
Davi não era perfeito, ele tinha a tendência de se esquecer de consultar a Deus, fez muitas coisas que não agradaram ao Senhor. Apesar de tudo isso, de sua criação não ter sido a ideal ele recebeu o título de “homem segundo o coração de Deus”.
Davi era um simples pastor de ovelhas, porém era um servo fiel a Deus mesmo na sua simplicidade amava e confiava no Senhor. Esse fiel pastor, foi capaz de matar Golias, poupou a vida do rei Saul, dançou quando a Arca da Aliança voltou para Jerusalém. Davi apesar de não ter sido perfeito ele era humilde para reconhecer seus erros e pedir perdão a Deus. Isso me fez pensar, se Davi não era perfeito, porque Deus o deu esse título? Então meditei nessa passagem da Bíblia e cheguei a conclusão quê, Davi não era perfeito, mas era fiel a Deus, humilde, amava a Deus e era totalmente dependente dEle.
O que você está fazendo para ser diferente? O que você está fazendo para fazer a diferença em meio à multidão?
Será que fazer a diferença é viver dentro da igreja sendo religioso ou vivendo uma vida medíocre sem propósito? Será que é isso que Deus quer de você? Acredito que não. Deus nos fez para que escrevêssemos nossa história, uma história de fé e que fosse lembrada depois que você partir. Deus quer que sua vida seja uma vida de valor.
Primeiramente para começar a ter uma vida de valor, você deve fazer a diferença na vida das pessoas e principalmente aos olhos de Deus, envolvendo-se em pensamentos de fé, ou seja, andar pela fé, “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.”(2 Corintios 5:10) elevando seu coração, mente e ajustando sua perspectiva para que se encaixe na visão de Deus para sua vida.
A visão de Deus eterna que orienta seu passado, futuro e presente. Lembre-se das palavras de Jesus falando sobre Maria, irmã de Lázaro e Marta. “...
disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” Lucas 10:41,42.
Nossa essa passagem da bíblia é umas das minhas favoritas, porque me faz pensar; será que estou escolhendo a melhor parte? Quando eu morrer deixarei um legado de “diferença” para meu marido, filhos, parentes , amigos e ministério ? Bem isso eu não sei, só sei que tenho buscando nos ensinamentos do Senhor a sabedoria para viver de uma forma que eu possa fazer a diferença na vida das pessoas e aos olhos de Deus.
Pensando sobre a forma que Jesus defendia Maria das críticas, senti a necessidade de fazer com que minha vida tivesse valor, escolhendo a única coisa necessária, escolhi de todo coração viver todos os dias para o Senhor. Eu amo a Deus, O louvo, O sirvo olhando para frente para estar com Ele na eternidade.
Quando Deus decidiu ungir Davi como Rei de Israel, Ele sabia que naquele humilde rapaz de pequena estatura Ele encontraria um grande homem que faria toda a “diferença”. E por ter feito a diferença Davi é lembrado até hoje, deixou um legado de obediência, dependência, sabedoria, fidelidade e amor a Deus.
Desejo que a pessoa que estiver lendo este post agora, não veja esse post como mais um sem importância; Deus quer te dizer que, você ainda tem tempo para fazer a escolha certa, ou seja, escolher a “Boa Parte”, pois essa nunca lhe será tirada. Para que dessa forma você também faça a “Diferença” em meio à multidão e aos olhos do Senhor, deixando assim, um legado de valor. Quem sabe também um dia você possa ser chamado de um homem ou mulher “Segundo o coração de Deus”, como Davi .
Queridos irmãos gostaria de pedir a todos para incluirem em sua orações os milhares de Cristãos que são perseguidos por sua fé em Jesus Cristo.
Mapa de classificação por paises 2011
Vídeo com os 10 mais de Classificação de países por perseguição
Logo a baixo você assistirá testemunhos e histórias verídicas de pessoas que foram torturadas e algumas mortas por amarem Jesus e não o nega-lo. São exemplos de amor, perseverança e fé.
Igreja não é o prédio em si e sim as pessoas que a freqüentam. A igreja é o corpo de Cristo.
“...Saudai também a igreja que está em sua casa.” Romanos 16:5 Paulo se refere à igreja em sua casa, não à igreja prédio, mas um corpo de crentes “E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” Efésios 1:22-23
Resumindo, a igreja não é um prédio, ou uma denominação. Conforme diz na Bíblia, a igreja é o Corpo de Cristo: todos aqueles que já colocaram sua fé em Jesus Cristo para salvação (João 3:16; I Coríntios 12:13
O que é Cristão?
O Dicionário Webster’s define um Cristão como “uma pessoa que professa a crença em Jesus Cristo ou na religião baseada nos ensinamentos de Jesus.
A palavra Cristão é usada três vezes no Novo Testamento (Atos 11:26; Atos 26:28; 1 Pedro 4:16). Os seguidores de Jesus Cristo foram chamados “Cristãos” pela primeira vez em Antioquia (Atos 11:26) porque seu comportamento, atividade e fala eram como Cristo.
Infelizmente, com o tempo a palavra “Cristão” perdeu uma grande parte de seu significado e é geralmente utilizada para descrever alguém que é religioso ou tem altos valores morais ao invés de ser um verdadeiro seguidor renascido de Jesus Cristo. Muitas pessoas que não acreditam em Jesus Cristo se consideram Cristãs simplesmente porque vão à igreja ou vivem em uma nação “Cristã”.
Um verdadeiro Cristão é alguém que se arrependeu do seu pecado e colocou sua fé e confiança somente em Jesus Cristo. A sua confiança não é em seguir uma religião ou um conjunto de códigos morais, ou uma lista de faças e não-faças. Além de tudo isso, um verdadeiro Cristão é aquele que estende a mão a quem precisa é aquele que abdica de algumas horas de seu dia para fazer a obra do Senhor. Jesus disse: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." Marcos 16:15
Eles querem e precisam de ajuda, e o que estamos fazendo? Somos escolhidos, exército levantado por Deus, temos esse chamado. E o que estamos fazendo nós Cristãos para que isso mude? “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.” Mateus 5:13
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1Coríntios 3:16
Os 2 primeiros vídeos logo à baixo fará você refletir sobre o assunto em questão. O que nós “Igreja e Cristãos” estamos fazendo para que isso mude?
E o último vídeo é uma lição de que tipo de igreja e Cristãos Deus quer de nós.
1° Vídeo nos mostra a visão de 20 pessoas do contexto pós moderno sobre a igreja.
2° Vídeo nos mostra pessoas em busca de ajuda, de mudança;
3° Vídeo nos mostra o que é a verdadeira igreja de Cristo, aquela que exatamente devemos ser.
Os 3 vídeos se completam, para entender por favor assista a todos.
1°
2°
3°
Por Carla Almeida
Fontes de pesquisa: Bíblia e site www.gotquestions.org
A palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir. Significa a liberação ou cancelamento de uma obrigação e foi algumas vezes usada no sentido de perdoar um débito financeiro. Para entendermos o significado desta palavra dentro do conceito bíblico de perdão, precisamos entender que o pecador é um devedor espiritual. Até Jesus usou esta linguagem figurativa quando ensinou aos discípulos como orar: "e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores" (Mateus 6:12). Uma pessoa se torna devedora quando transgride a lei de Deus (1 João 3:4). Cada pessoa que peca precisa suportar a culpa de sua própria transgressão (Ezequiel 18:4,20) e o justo castigo do pecado resultante (Romanos 6:23). Ele ocupa a posição de pecador aos olhos de Deus e perde sua comunhão com Deus (Isaías 59:1-2; 1 João 1:5-7).
Perdoar para muitos é um ato difícil, mas quando temos o temor a Deus e o Espírito Santo do Senhor habitando em nosso ser passamos a ver o perdão de outra maneira, como um dom Divino. Mesmo nessas condições, ainda sim é difícil liberar o perdão a uma pessoa que nos tenha magoado profundamente. Jesus nos ensinou:
"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:14-15).
“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:43-48
E quantas vezes devemos perdoar?
Jesus nos ensina: “Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.” Mateus 18;21,22
O perdão ao nosso próximo é tão importante para Deus que quando estamos em divida com alguém não devemos cear nem dizimar enquanto não resolvermos nossas pendências com o nosso irmão.
“Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.” Mateus 5:24
O perdão, é um ato no qual quem foi ofendido livra quem ofendeu do pecado, liberta-o da culpa pelo pecado. Deus quando nos perdoa Ele lança todos os nossos pecados no mar do esquecimento, assim não se lembrando mais do que passou e é dessa forma que devemos agir com quem nos fere ou magoa, devemos perdoar sem mais falar sobre o assunto.
”Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.” Hebreus 8:12
Não devemos usar assuntos passados como arma de discussões, mas tarde passando na cara da pessoa algo que você a disse ter “perdoado”, isso significa que o perdão não aconteceu. Outro fator importante é que quando realmente perdoamos uma pessoa não devemos mas desconfiar dela, achando que ela irá fazer novamente, a liberação do perdão tem que ir acompanhada com a confiança e isso, Jesus nos deu exemplo com Pedro.
Devemos nos lembrar que o perdão de Deus é condicional. Deus nos perdoa livremente no sentido de não querer a morte do pecador que responde ao convite de Salvação nos dado por Jesus Cristo. Porém, Deus nos exige fé, arrependimento e mudança de comportamento antes do Seu perdão ser liberado.
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:16
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” Atos 2:37,38
No caso do cristão, Deus já lhe perdoou os pecados no momento do batismo. Quando nos lembramos da grande dívida que Deus quer nos perdoar, certamente podemos perdoar aqueles que nos devem muito menos em comparação.
“Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Efésios 4:32
“Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” Colossenses 3:13
Perdoar aos amigos e inimigos é um ato de amor e bondade, pois devemos ter Jesus como referencial de caráter e de exemplo a ser seguindo, afinal, Jesus é Doutor quando o assunto é Perdão.
Por Carla Almeida
Fontes de pesquisa: Bíblia, Site Advir e Estudosdabiblia.net
Número ainda não é definitivo e deve pode aumentar.
País parou por um minuto nesta sexta (18) para homenagear vítimas.
Um novo balanço divulgado pela polícia nesta sexta-feira (18) estima em 6.539 o número de mortos e em 10.259 o de desaparecidos após os desastres naturais ocorridos no Japão na última semana.
Os números, porém, não são definitivos e podem aumentar. O número de feridos foi a 2.409. O balanço mostra que o número de mortos do teremoto seguido de tsunami que atingiu o país há exatamente uma semana já supera o tremor de Kobe (oeste do Japão) em 1995, que deixou 6.434 mortos.
Um minuto de silêncio
Ainda nesta sexta, o Japão parou por um minuto em respeito às milhares de vítimas do grande terremoto de magnitude 9 e devastador tsunami que ocorreram há uma semana. O minuto de silêncio ocorreu às 14h46, exatamente na mesma hora do início do desastre natural.
Funcionários da prefeitura de Miyagi, em Sendai, no norte do Japão, param e oram durante um minuto, em homenagem às vítimas dos desastres naturais que completarm uma semana. (Foto: Yomiuri Shimbun / Hirofumi Nagao / AP Photo)
Mais de 90 mil militares e reservistas japoneses, auxiliados por voluntários estrangeiros especialistas em salvamento, trabalham na zona devastada em busca de sobreviventes.
Mulher chora após o corpo de sua mãe ser encontrado em área devastada em Onagawa, Miyagi. (Foto: Kyodo / Reuters)
O terremoto e o posterior tsunami destruíram 11.991 casas, provocaram 269 incêndios e danificaram 1.232 pontos nas estradas do norte e do leste do Japão.
Transportes
A infraestrutura de transporte está sendo recuperada na zona afetada, o que facilita a tarefa das equipes de assistência para a distribuição da ajuda para cerca de 380 mil pessoas que permanecem nos 2.200 abrigos disponibilizados após os desastres naturais.
Supermercados
Na cidade de Sendai, uma das mais afetadas, os supermercados do centro da cidade voltaram a abrir para vender mantimentos aos habitantes, enquanto na província de Iwate, mais ao norte, a escassez de combustível levou à paralisação das cerimônias de cremação de vítimas.
Somente Deus é capaz de restaurar e transformar a vida de alguém. Deus transforma o impossível em possível nos deixando sem palavras diante de tanto poder e amor. Assim como eu e Natália Lara que experimentamos a transformação desse Deus maravilhoso você também pode, e para que isso aconteça, basta que você deixe que Jesus entre em sua vida.
"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo". Apocalipse 3.20
Assista o vídeo com o testemunho de Natália Lara ex-BBB
A ex-lésbica Janet Boynes diz que sua homossexualidade começou como começa para muitas mulheres: como reação a abuso sexual e psicológico que ela sofreu como menina.
Ela foi criada por um dos namorados de sua mãe, um alcoólatra que abusava de sua mãe, que por sua vez mostrava pouca afeição por Boynes. Aos 12 anos ela foi abusada sexualmente por um parente, que era então coroinha na igreja dela. Ela começou a sofrer aversão a homens, e descobriu que seu próprio sexo era mais atraente. Ela também começou a usar drogas.
“Eu estava começando a me sentir mais atraída às mulheres”, Boynes disse para a rede de televisão evangélica CBN [do Rev. Pat Robertson] numa entrevista recente. “Tantos homens haviam me magoado que essas mulheres, pensava eu, eram muito mais iguais a mim”.
Sua dor estava acobertada numa falsa masculinidade que a transformou numa valentona de escola, diz ela, e já na escola as pessoas começaram a perguntar se ela era lésbica — uma ideia que ela evitou até os 20 anos de idade, quando sua solidão a levou a seu primeiro encontro sexual com uma mulher.
Embora tivesse experimentado uma conversão ao Cristianismo, Boynes diz que suas experiências lésbicas a levaram a rejeitar sua fé e entrar no estilo de vida homossexual, com todas as suas turbulências e sofrimento. Ela mudava de um relacionamento para outro, ficou mais viciada em cocaína e desenvolveu bulimia, diz ela.
“Minha vida era miserável. Estava começando a ficar literalmente em apuros”, diz Boynes. “Mas eu estava recusando voltar a Deus”.
No entanto, sua vida começou a mudar quando ela foi convidada a visitar uma igreja local que ela muitas vezes havia visto em seu caminho ao trabalho.
“E eu, não pensando no meu perfeito juízo, disse, ‘Certamente, Irei’ e fui vestindo calça de esporte, com aparência encardida, não sabendo o que esperar”, Boynes disse para CBN. “Estou numa sala com outras nove mulheres, mulheres simplesmente belas, femininas, e pensei, ‘no que foi que me meti?’ Estou sentada ali com a cabeça baixa, me sentindo muito envergonhada, achando que essas mulheres são tão cruéis que vão me repreender e me expulsar”.
“Todas se apresentaram, e quando olharam para mim, me perguntaram meu nome, e eu disse, ‘meu nome é Janet’ e disse, ‘estou vivendo uma vida homossexual. Mas se vocês me ajudarem, eu viverei minha vida para o Senhor’”.
Boynes diz que lhe mostraram compaixão e compreensão, e os membros da igreja lhe deram apoio na luta dela para se libertar de seu estilo de vida viciante. Um casal acabou se oferecendo para abrigá-la em seu lar, onde ela viveu durante um ano e recebeu o amor que ela jamais havia experimentado como menina. Ela abandonou o lesbianismo permanentemente, e recuperou sua identidade heterossexual.
“Quero que todas as outras pessoas que estão vivendo a vida homossexual que não tiveram uma grande mãe ou que não tiveram um grande pai experimentem que Deus é pai para os que não têm pai ou mãe”, diz Boynes. “É isso o que ele fez por mim; ele fará por eles também”.
Onze anos mais tarde, Boynes dirige um ministério que oferece ajuda para aqueles que estão tentando escapar do estilo de vida homossexual. Ela recentemente testificou na comissão judiciária do Senado de Minnesota contra a criação do “casamento” homossexual.
Comentando que ela e uma de suas parceiras lésbicas queriam “se casar” e adotar crianças, ela disse para a comissão: “Estou tão grata que não prosseguimos com o plano e que não perpetuamos outra família disfuncional. Crianças precisam de uma mãe e de um pai”.
Ela também comentou que “ao legalizar o casamento homossexual você está apoiando e incentivando conduta que as evidências científicas mostram adoece as pessoas, muitas vezes de forma incurável e fatal. Vi isso confirmado nas vidas de muitos dos meus amigos enquanto eu estava vivendo o estilo de vida lésbico”.
(Mateus 24: 10,12) “Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.”
“O amor se esfriaria” Isso seria a característica do final dos tempos. Pelo multiplicar da iniqüidade. A palavra iniqüidade vem do “iníquo” na lígua grega significa “Anoma”. Anoma significa sem lei sem regra. O “A”que vem na frente do “Noma” significa um elemento de negação, toda vez que aparece um alfa entes, ele está negando o que vem em seguida, a palavra “Noma” significa lei significa regra. Então os últimos tempos seria marcado por pessoas que não querem seguir regras, seriam pessoas desregradas, com a vida desregrada
Salmo 127:1 “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam;
Casa aqui significa família, então o texto diz “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam;”
Isso quer dizer que Deus quer edificar o meu casamento e quer edificar o seu. Porque as pessoas estão separando mais? Porque elas não querem permitir que Deus construa o casamento delas.
E como é que Deus constrói o meu e o seu casamento? Pelas regras, pelo padrão que Ele estabeleceu. Então Deus criou o casamento e também criou as regras. Ele criou o casamento e o Manuel de instruções do fabricante. O manual de instruções do fabricante é a Bíblia.
As 3 chamas:
Raya
Ahava
Dod
“Raya” se traduz literalmente como: “Amigo” ou “Companheiro”, podendo também ser traduzido como “Alma Gêmea”
No grego (língua em que foram escritos os manuscritos do novo testamento) “Fileo” que aponta para o amor de irmão e/ou amigo)
“Sua boca é muitíssimo suave, sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém.” Cânticos 5:16.
Amizade significa: Afeição, boa relação.
Companheirismo: Qualidade ou comportamento de quem demonstra acompanhar, apoiar ou cuidar de alguém.
“Raya”- É a amizade, o aspecto da “Alma Gêmea” na relação.
Esse é o ponto, estamos tendo uma boa relação demonstrando ao nosso cônjuge apoio e cuidado?
Apoiar é estar encorajando e incentivando o cônjuge com suas atitudes e palavras. Amar o outro consiste no cuidar em todos os aspectos e área da relação. Amizade também trás a confiança entre os casais.
A Comunicação (Cuidado com o que fala e como fala)
Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. (Tiago 3:5)
A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. (Colossenses 4.6)
Parecidos com Deus
“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8.29)
•Ceder
A grande maioria das brigas e discussões gira em torno de quem está certo, de quem tem a razão. Muitas vezes, não vale à pena ter a razão; há momentos em que a melhor coisa é ceder, quer isto seja agradável, quer não! Observe o que Jesus Cristo nos ensinou a fazer:
“Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.” (Mateus 5.39-41)
Se seguirmos a Deus, como nosso modelo e referencial, e aos seus princípios, o casamento tem tudo para funcionar. O matrimônio não é um desafio por causa da pessoa com quem convivemos, e sim porque este convívio suscita nossa carnalidade e egoísmo e mostra quem nós somos! A dificuldade não está no cônjuge e sim em nossa inaptidão em ceder. Se amadurecermos nesta área, nossa vida conjugal definitivamente colherá os frutos.
•Perdoar
Se imitarmos nosso modelo e referencial, que é Deus, e perdoarmos como Ele perdoa – como um ato de misericórdia e não de merecimento, incondicional e sacrificialmente – levaremos nosso relacionamento a um profundo nível de cura, restauração e intervenção divina. A instrução bíblica é muito clara em relação a isto:
“Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” (Efésios 4.32)
“Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo.” (Efésios 4.26,27)
Isto significa que um casal nunca deve deixar a ira durar até o dia seguinte; pelo contrário, os cônjuges devem se reconciliar antes de dormir! Mas por que a tendência de um casal que se desentende é dormir separado? A verdade é que dormir junto fala de intimidade. Também fala do leito do casal e da sua vida sexual. O conceito de amor e intimidade de um casal está fortemente associado ao quarto e à cama. E este tipo de cuidado mútuo não pode faltar. Porém, aquecer um ao outro é algo que, no casamento, fazemos não só de modo literal, sob cobertas, mas também no âmbito emocional. São conversas, expressões de carinho por meio de palavras, presentes e atitudes que não permitem que o coração do cônjuge se esfrie.
Cuidado não é só prover e arrumar a casa; também fala de coisas pessoais de um para o outro, dos pequenos mimos, de tudo aquilo que mostra que o cônjuge se importa de fato. Quando isso falta, a relação se deteriora, e então, sem estes valores, acabamos tendo que dizer que é melhor ser um do que dois. Reveja a importância do cuidado mútuo em seu casamento. E faça valer a afirmação “é melhor serem dois do que um”.
Conclusão: Amizade entre um casal trás a cumplicidade, segurança, humor e confiança para o casamento. O casal que é amigo compartilha seus sonhos e desejos, não há segredo entre eles. A amizade em um relacionamento que envolve maturidade e perdão.
Outra palavra em hebraico usada para o “amor” é:
“Ahava”- É chama do “compromisso e da decisão de unir” suas vidas. No grego (língua em que foram escritos os manuscritos do novo testamento) “Ágape” (que enfoca o amor sacrificial)
“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Unir significa: tornar um, aconchegar, aproximar, ligar por meio do matrimônio.
“Ahava” é o afeto mais profundo é o desejo ardente de estar com alguém. É quando sua mente e seu coração se voltam para alguém com tanta força e intensidade que te dá à certeza que aquela pessoa é a pessoa que você quer que viva ao seu lado até a morte.
É um sentimento tão forte que nada e nem ninguém é capaz de destruir. É o amor da determinação, é mais profundo que sentimentos românticos fugazes é muito mais do que anseios temporários. É a decisão de unir sua vida e a de outra pessoa, e esse é um sentimento que leva ao compromisso.
“Ahava” é o sentimento que faz tudo durar.
•Amar
Se Deus será parte de nosso casamento como modelo e referência, então temos que aprender a andar em amor, uma vez que as Escrituras nos revelam em (1 João 4.8) que Deus é amor. A revelação bíblica de que Deus é amor não foi dada apenas para que saibamos quem Deus é, mas para que nos tornemos imitadores d’Ele:
“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” (Efésios 5.1,2)
“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” (Salmo 127.1)
Sem Deus (presente, intervindo e como nosso referencial) no casamento será impossível viver a plenitude do propósito divino para o matrimônio. Mesmo um casal que nunca se divorcie, viverá toda sua vida conjugal fora do plano de Deus; por melhor que pareça sua relação matrimonial aos olhos humanos, ainda estará distante do que poderia e deveria viver.
Conclusão: Essa palavra expressa o verdadeiro desejo de estar com alguém, é o amor ágape formando assim, um casamento solidificado e firmado na rocha. É uma união de compromisso, promessas e entrega; de estar, cuidar, proteger, respeitar e amar essa pessoa por toda a vida, independente das circunstâncias.
“Dod” – Literalmente significa “farrear, abalar, ou ameigar”.
No grego (língua em que foram escritos os manuscritos do novo testamento) “Eros” (que retrata o amor de expressão física, sexual)
“Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19:6)
“Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra e debaixo dela me assento, e o seu fruto é doce ao meu paladar.”
(Cantares 2.3)
Farrear significa: farra
Abalar significa: quebrar, perturbar, oscilar
Ameigar: acarinhar, animar
“Dod" – É o elemento “físico e sexual” de um relacionamento.
Homem e mulher são física, emocional e espiritualmente diferentes; ainda assim eles são designados por Deus para se completarem. “Tornar-se uma só carne” une todos os aspectos da vida.
A idéia de se tornarem “uma só carne” tem significado apenas na monogamia. Dessa perspectiva mais ampla da união, o intercurso inclui a troca de pensamentos e sentimentos.
A relação sexual é a forma mais elevada de comunicar o amor um pelo outro e a expressão fundamental de intimidade. Ela constitui a linguagem do amor sem palavras. Fé em Deus é laço da aliança matrimonial; intimidade sexual é o selo do Espírito Santo.
Conclusão: O sexo foi feito para ser feito dentro do casamento, Deus criou o sexo como um presente para aqueles que têm um compromisso de união e amizade, completando-se espiritualmente e anatomicamente e assim, se tonando uma só carne.
Pense em todas as formas em que estragamos isso.
1.Adultério
2.Ciúmes
3.Desrespeito
4.Insensatez
5.Desobediência
6.Intrigas
7.Egoísmo
8.Descontrole
9.Mentiras
10. Inimizade
10.Intolerância
11.Competição
Qual é a receita de se ter um casamento?
1.Obediência a Deus
2.Amor
3.Confiança
4.Oração
5.Respeito
6.Sabedoria
7.Amizade
8.Sinceridade
9.Tolerância
10.Encorajamento
11.Perdão
12.Humildade
13.Fidelidade
14.Entrega
Estamos falando das 3 chamas, mais Salomão também nos lembra que um casamento é um triangulo amoroso, Pois se deve existir um relacionamento entre o casal e Deus.“Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.” (Eclesiastes 4.12)
Quanto mais você se aproxima de Deus a distancia entre o casal diminui.
Casamento é aliança
E dizeis: Por quê? “Porque o SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança.” (Malaquias 2:14)
A esposa foi chamada por Deus como “a mulher da tua aliança”, o que deixa claro qual é o enfoque bíblico do casamento. Esta aliança matrimonial não é apenas uma aliança dos cônjuges entre si, mas do casal com Deus. O matrimônio, portanto, é uma dupla aliança. Malaquias diz que Deus se faz presente testemunhando a aliança do casal. O mesmo conceito também nos é apresentado no livro de Provérbios:
Para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras; Que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus; (Provérbios 2: 16,17)
Novamente as Escrituras condenam o abandono ao cônjuge, pois neste texto, assim como em Malaquias, a infidelidade é abordada. Nesta situação, é a mulher quem foi infiel ao amigo de sua mocidade e é chamada de alguém que se equeceu da aliança do seu Deus. A palavra
“aliança”, neste versículo de Provérbios, fala não apenas da aliança entre os cônjuges, mas da aliança deles com Deus. Fala da obediência que alguém deve prestar à Lei do Senhor e também se refere ao matrimônio como uma aliança da qual Deus quer participar.
No relacionamento todas essas chamas são combinadas e se elas se combinarem, conseqüentemente teremos o triangulo amoroso, pois Deus passa a ser a cabeça da relação e somente Deus tem a receita de uma casamento feliz e duradouro, e essa receita encontramos na palavra de Deus.
Ao separar as chamas, nunca se alcança a satisfação. É como viver fora do plano que Deus criou para sua vida.
Divórcio
“Porque o SENHOR, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais.” (Malaquias 2:16)
“Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.” (1 Contintios 7.10,11)
Fomos criados para queimarmos todas as chamas juntas
O “amor” é o encontro das almas e dando tudo de si para o outro. Vamos honrar a maneira que Deus nos criou. Que tenhamos um respeito profundo, pois o amor é um sentimento extremamente espiritual.
As três chamas foram feitas para serem queimadas juntas. E que você descubra “A CHAMA MAIOR”.
“Não há progresso sem mudança. E quem não consegue mudar a si mesmo, acaba não mudando coisa alguma…”.
Ministrantes: Reginaldo Almeida e Carla Almeida na Igreja Metodista de Howell em New Jersey Estados Unidos no dia 12/03/2011.
Fontes de Pesquisa: Bíblia, Vídeo Nooma flame,Site Orvalho Estudos do Pastor Luciano Sabará, Site Padom e Material de Estudo do Pastor Walter Bastos