- Como devemos orar.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011 1 comentários
A oração não faz parte da orgulhosa natureza do homem. Mas em muitos momentos nos vemos de joelhos, inclinando a cabeça em posição de humildade e falamos com Deus em oração. A oração é um ato antinatural, pois é uma ofensa a independência do ser humano ao qual vive apressado com suas próprias vidas, e orar se torna uma interrupção desagradável.

A Oração significa: Aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras ou pensamento. Inclui confissão, adoração, comunhão, gratidão, petição pessoal e intercessão pelos outros.   Invocar o nome do Senhor (Gêneses 4.26), clamar ao Senhor (Salmos 3.4), levantar nossa alma ao Senhor (Salmos 25.1), buscar ao Senhor (Isaías 55.6), aproximar-se do trono da graça com confiança (Hebreus 4.16) e chegar perto de Deus (Hebreus 10.22). “Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração”. Salmos 102.17
Em outras palavras a oração é a comunicação entre o homem e Deus é onde podemos derramar os nossos corações diante do altar dEle. Todas as nossas orações devem ser feitas em nome de Jesus: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” João 14.14

Deus deseja ser nosso Pai e amigo, só Ele é capaz de entender os desejos e angustias do nosso coração e só Ele é capaz de nos ajudar a ter paz. A oração é uma forma de Deus poder fazer algo por nós, pois assim você estará permitindo que Ele faça algo por você. Em Tiago 4.2, lemos: “Nada tendes, porque não pedis.”
Alguém já disse que quando trabalhamos, nós trabalhamos, mas quando oramos Deus trabalha.

Este é o primeiro princípio: a fé vem pelo olhar para Deus, não para a montanha. O que significa que não devemos dar tanta credibilidade aos problemas e sim para Deus! Certa vez recebi uma mensagem que dizia: “Não diga para Deus o tamanho do seu problema, mas diga para seu problema o tamanho do seu Deus.” Eu particularmente acho que devemos sim abrir nossos corações a Deus e contar a Ele nossos problemas e chorar a seus pés, assim, Ele nos fortalece para que possamos olhar para o problema e dizer: “Meu Deus é maior que você e Ele pode todas as coisas” Filipenses 4:13

A bíblia nos ensina a orar sempre, pois é uma forma de estar sempre na presença do Senhor e adquirindo mais intimidade com Ele. (1Tessalonicenses 5.17)

Quando os discípulos perguntaram como deveriam orar, Jesus respondeu dizendo: “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”. Mateus 6. 5-13

Quando Jesus nos deu um modelo de oração Ele não queria que nós fossemos pego na armadilha do “Deus, por favor”. “Deus, por favor, me ajude; Deus, por favor, me dê; Deus, por favor, me proteja; Deus, por favor, dê um jeito nisto.”

O Conselho que Jesus deu aos discípulos há dois mil anos e se aplica a nós, ainda hoje:
  • Ore regularmente. Jesus disse: “quando você orar”, não “se você orar”.
  • Ore em particular. Deus não se impressiona com demonstração publica de piedade.
  • Ore com sinceridade. Deus não está interessado em formulas. Ele deseja ouvir o que vai em seu coração.
  • Ore especificamente. Tome a oração que conhecemos como a oração do Senhor ou Pai Nosso como modelo.
Então meus queridos, devemos todos os dias ter um tempo com Deus, pois isso é essencial para entramos em equilíbrio espiritual. Devemos reservar um momento de nosso dia para estar na presença do Senhor, talvez seja hora de buscar o importante e adiar o urgente, pois o relacionamento com Deus exige tempo. Esse tempo com Deus consiste em ter um momento com ele sem pressa e sem interrupções. Fuja das distrações, crie um ambiente especial, seja sincero, ore com o coração e ore especificamente.  Para que o milagre da oração comece a operar em nossas vidas precisamos fazer somente uma coisa: ORAR.

Em Cristo, com amor.

1 comentários:

Postar um comentário