Bullying, Isso Tem Que Acabar!

quinta-feira, 7 de abril de 2011 1 comentários
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying.  Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.

Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

Como identificar o alvo do bullying?

O alvo costuma ser uma criança com baixa autoestima e retraída tanto na escola quanto no lar. ''Por essas características, é difícil esse jovem conseguir reagir'', afirma o pediatra Lauro Monteiro Filho. Aí é que entra a questão da repetição no bullying, pois se o aluno procura ajuda, a tendência é que a provocação cesse.

Além dos traços psicológicos, os alvos desse tipo de violência costumam apresentar particularidades físicas. As agressões podem ainda abordar aspectos culturais, étnicos e religiosos.

"Também pode ocorrer com um novato ou com uma menina bonita, que acaba sendo perseguida pelas colegas".

“O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga.” Provérbios 13:24

Acredito que esse problema vem acontecendo porque os lares e as escolas, não permitem que Deus entre nelas. Vejo muitos lares onde os pais não impõem limites aos filhos e as nossas escolas não terem nenhum ou qualquer tipo de educação religiosa. Nossos jovens não conhecem a Deus, como eles podem ter temor, ou seja, respeito pelo seu Criador e seus preceitos, se eles mesmos não foram apresentados a Deus por seus pais e nem por seus educadores? 

Deus é um cavalheiro e como tal não entra na vida e nem em lugar nenhum sem ser convidado. Depois essas pessoas perguntam por que tanta desgraça acontece e acaba culpando Deus. Agora eu deixo uma pergunta: Qual é nosso saldo com Deus?
Temos educado nossos filhos dentro dos ensinamentos de Deus para que eles cresçam cidadãos de caráter?

A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela.” Provérbios 22:15

Deixamos os professores educarem nossos filhos como outrora nós fomos educados? Claro que não, e isso é fato! Defendemos nossos filhos das pessoas que deveriam educá-los e isso está errado. Não estamos permitindo que os professores admoestem nossos filhos quando erram. Estamos ensinando inconscientemente nossos filhos a não respeitarem ninguém.

“Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá.” Provérbios 23:13

Sempre conversamos com nossos filhos a respeito desse assunto, e já dissemos a eles que não admitiremos que nenhum deles moleste ninguém com palavras e agressões físicas. Nossos filhos são educados com o dever de amar e respeitar sempre ao seu próximo independente de quem seja, assim como Jesus nos amou e ama. 

“A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.” Provérbios 29:15

Meu marido é faixa preta e professor de jiu jitsu, meu filho de 10 anos também pratica. Eu e meu marido sempre ensinamos a nosso filho a nunca usar o jiu jitsu para brigar e sim apenas como defesa. 

Moramos nos Estados Unidos e nesses últimos dias meu filho descendo do ônibus escolar, foi atacado por trás por um garoto da escola. E como nós o havíamos ensinado, ele usou o jiu-jitsu para se defender imobilizando seu agressor sem ter que machucá-lo. Fiquei muito feliz e orgulhosa em saber que com nossos ensinamentos baseados nos ensinamentos de Deus, nosso filho agiu de forma correta sem precisar bater no garoto, mesmo que fosse para se defender. Depois de tudo que aconteceu ele nos contou, mostrando mais uma vez que é um menino que teme a Deus e a seus pais.

Devemos educar nossos filhos conforme os ensinamentos de Deus, para que a sociedade futura possa ser repleta de cidadãos respeitosos. Ensinar nossos filhos a amarem e respeitarem a seu próximo assim como Jesus nos ensinou, este é o princípio básico.

Extraído do site Nova escola da editora Abril com texto adaptado por Carla almeida.

1 comentários:

  • gabi disse...

    DIGA NÃO AO BULLYING
    ISSO TEM QUE ACABA
    SE SEU FILHO OU FILHA CHEGA EM CASA TRISTE PROCURE SABE O QUE ACONTECEU ISSO PODE SE BULLYING NA ESCOLA
    EU DO ESSE A VISO PORQUE EU SEI DE MUITA GENTE QUE SOFREU BULLYING
    ASS:JOYCE

Postar um comentário