- O papel do homem e da mulher no casamento

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 1 comentários
Conhecemos a Deus lendo a bíblia onde Ele nos deixou o conhecimento de Sua vontade para nossas vidas. Deus é soberano e quando Ele criou o homem e depois a mulher,  Ele tinha planos e sonhos para os casais, Ele queria um lar feliz em obediência a Ele. Deus não fez o casamento para que ninguém se separasse se as coisas não estivessem  indo bem. Deus criou o casal para que se separassem apenas com a morte, e ambos fossem sábios nos momentos de adversidades. Existem inúmeras passagens na bíblia que mostram a vontade de Deus para o casamento.
  
O papel do homem no casamento: 

  • "Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas". Colossenses 1:19;
  • "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela",  Efésios 5:25;
  • "Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo". Efésios 5:28;
  • "Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações".  1 Pedro 3:10;
  • "Venerado seja entre todo o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará". Hebreus 13:14;
  • "Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor". 1Coríntios 11:
  
O papel da mulher no casamento: 

  • "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor";  Efésios 5:22;
  • "De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos".  Efésios 5:24;
  • "Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos", Tito 2:4;
  • "A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. Tito 2:5;
  • "Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará". Hebreus 13:14;
  • "Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor". 1Coríntios 11:11
  • "Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos".  Provérbios 14:1
Se eu fosse escrever todos os versículos que falam de casamento e o papel do homem e da mulher ficaria aqui o dia inteiro. Deus nos deixou em sua palavra (a bíblia) a receita de se viver um casamento feliz, então meus queridos, ore pelo seu casamento e não deixe brechas para que as tentações desse mundo abalem uma das coisas mais linda e preciosa para Deus ao qual Ele criou que é a família.
Todos sabem que Jesus falava por meio de parábolas para nos dar Suas mensagens de ensinamentos e fé. Temos também um livro no antigo testamento chamado de provérbios que fora escrito pelo rei Salomão através de sua grande sabedoria dada por Deus. São provérbios de ensinamentos riquíssimos onde podemos aprender lições para nosso dia a dia. Deus também deu a sabedoria aos homens, mas poucos usam esse dom maravilhoso; e um povo em especial que possui uma sabedoria milenar são os chineses, que criam belíssimos provérbios e lendas onde podemos extrair lições lindíssimas para nossas vidas, e uma delas é a "Lenda do Significado dos Dedos das Mãos". Essa lenda nos mostra a importância do casamento e para o que ele foi feito. Espero que através da palavra de Deus, Seus ensinamentos e de lendas como essa possamos aprender a dar mais valor e respeitar essa relacão tão sublime.

O significado dos dedos das mãos

Você sabe o porquê o anel de compromisso é usado no quarto dedo?
Existe uma lenda chinesa que pode explicá-lo de maneira bonita e muito convincente...
Os polegares representam os pais.
Os indicadores representam seus irmãos e amigos.
Os dedos médios representam você mesmo.
Ok. Primeiro junte as suas mãos, palma com palma, depois una os dedos médios de forma que fiquem os nós com os nós assim como se mostra na imagem...
Agora tente separar de forma paralela os polegares (representam os pais),
Você perceberá que se abrem, porque seus pais não estão destinados a viver com você até o dia de sua morte. Una-os de novo.
Agora tente separar da mesma maneira os dedos indicadores (representam os seus irmãos e amigos), você perceberá que também se abem porque eles se vão e têm destinos diferentes, como casar-se e ter filhos.
Tente agora separar da mesma forma os dedos mindinhos (representam os seus filhos). Estes também se abrem porque os seus filhos crescem e quando já não precisam de você, se vão. Una-os de novo.
Finalmente, trate de separar os seus dedos anelares (o quarto dedo que representa o seu companheiro/a), você se surpreenderá ao ver que simplesmente não consegue separá-los. Isso acontece porque um casal está destinado a permanecer unido até o último dia de sua vida.

Que Jesus nos abençoe! Beijos!

1 comentários:

Postar um comentário