Conteúdo Apresentado no Encontro de Casais

terça-feira, 15 de março de 2011 0 comentários
Vídeo apresentado no Encontro - Flame de Rob Bell
Tema Base do Estudo

Encontro de Casais – As três chamas.

(Mateus 24: 10,12) “Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.”

“O amor se esfriaria” Isso seria a característica do final dos tempos. Pelo multiplicar da iniqüidade. A palavra iniqüidade vem do “iníquo” na lígua grega significa “Anoma”. Anoma significa sem lei sem regra. O “A”que vem na frente do “Noma” significa um elemento de negação, toda vez que aparece um alfa entes, ele está negando o que vem em seguida, a palavra “Noma” significa lei significa regra. Então os últimos tempos seria marcado por pessoas que não querem seguir regras, seriam pessoas desregradas, com a vida desregrada 

Salmo 127:1 “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; 

Casa aqui significa família, então o texto diz “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam;”

Isso quer dizer que Deus quer edificar o meu casamento e quer edificar o seu. Porque as pessoas estão separando mais? Porque elas não querem permitir que Deus construa o casamento delas. 

E como é que Deus constrói o meu e o seu casamento? Pelas regras, pelo padrão que Ele estabeleceu. Então Deus criou o casamento e também criou as regras. Ele criou o casamento e o Manuel de instruções do fabricante. O manual de instruções do fabricante é a Bíblia.

As 3 chamas:

Raya
Ahava
Dod

“Raya” se traduz literalmente como: “Amigo” ou “Companheiro”, podendo também ser traduzido como “Alma Gêmea”
No grego (língua em que foram escritos os manuscritos do novo testamento) “Fileo” que aponta para o amor de irmão e/ou amigo)

“Sua boca é muitíssimo suave, sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém.” Cânticos 5:16.

Amizade significa: Afeição, boa relação.

Companheirismo: Qualidade ou comportamento de quem demonstra acompanhar, apoiar ou cuidar de alguém. 

“Raya”- É a amizade, o aspecto da “Alma Gêmea” na relação.

Esse é o ponto, estamos tendo uma boa relação demonstrando ao nosso cônjuge apoio e cuidado?

Apoiar é estar encorajando e incentivando o cônjuge com suas atitudes e palavras. Amar o outro consiste no cuidar em todos os aspectos e área da relação. Amizade também trás a confiança entre os casais.

A Comunicação (Cuidado com o que fala e como fala)

Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. (Tiago 3:5)

A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. (Colossenses 4.6)

Parecidos com Deus

“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8.29)

Ceder

A grande maioria das brigas e discussões gira em torno de quem está certo, de quem tem a razão. Muitas vezes, não vale à pena ter a razão; há momentos em que a melhor coisa é ceder, quer isto seja agradável, quer não! Observe o que Jesus Cristo nos ensinou a fazer:

“Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.” (Mateus 5.39-41)

Se seguirmos a Deus, como nosso modelo e referencial, e aos seus princípios, o casamento tem tudo para funcionar. O matrimônio não é um desafio por causa da pessoa com quem convivemos, e sim porque este convívio suscita nossa carnalidade e egoísmo e mostra quem nós somos! A dificuldade não está no cônjuge e sim em nossa inaptidão em ceder. Se amadurecermos nesta área, nossa vida conjugal definitivamente colherá os frutos.

Perdoar

Se imitarmos nosso modelo e referencial, que é Deus, e perdoarmos como Ele perdoa – como um ato de misericórdia e não de merecimento, incondicional e sacrificialmente – levaremos nosso relacionamento a um profundo nível de cura, restauração e intervenção divina. A instrução bíblica é muito clara em relação a isto:

“Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” (Efésios 4.32)

“Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo.” (Efésios 4.26,27)

Isto significa que um casal nunca deve deixar a ira durar até o dia seguinte; pelo contrário, os cônjuges devem se reconciliar antes de dormir! Mas por que a tendência de um casal que se desentende é dormir separado? A verdade é que dormir junto fala de intimidade. Também fala do leito do casal e da sua vida sexual. O conceito de amor e intimidade de um casal está fortemente associado ao quarto e à cama. E este tipo de cuidado mútuo não pode faltar. Porém, aquecer um ao outro é algo que, no casamento, fazemos não só de modo literal, sob cobertas, mas também no âmbito emocional. São conversas, expressões de carinho por meio de palavras, presentes e atitudes que não permitem que o coração do cônjuge se esfrie.

Cuidado não é só prover e arrumar a casa; também fala de coisas pessoais de um para o outro, dos pequenos mimos, de tudo aquilo que mostra que o cônjuge se importa de fato. Quando isso falta, a relação se deteriora, e então, sem estes valores, acabamos tendo que dizer que é melhor ser um do que dois. Reveja a importância do cuidado mútuo em seu casamento. E faça valer a afirmação “é melhor serem dois do que um”.

Conclusão: Amizade entre um casal trás a cumplicidade, segurança, humor e confiança para o casamento. O casal que é amigo compartilha seus sonhos e desejos, não há segredo entre eles. A amizade em um relacionamento que envolve maturidade e perdão.

Outra palavra em hebraico usada para o “amor” é:

“Ahava”- É chama do “compromisso e da decisão de unir” suas vidas. No grego (língua em que foram escritos os manuscritos do novo testamento) “Ágape” (que enfoca o amor sacrificial)

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha...” 1 Coríntios 13:4-8. 

Compromisso significa: Promessa mútua, comprometimento.

Unir significa: tornar um, aconchegar, aproximar, ligar por meio do matrimônio.

 “Ahava” é o afeto mais profundo é o desejo ardente de estar com alguém. É quando sua mente e seu coração se voltam para alguém com tanta força e intensidade que te dá à certeza que aquela pessoa é a pessoa que você quer que viva ao seu lado até a morte.

É um sentimento tão forte que nada e nem ninguém é capaz de destruir. É o amor da determinação, é mais profundo que sentimentos românticos fugazes é muito mais do que anseios temporários. É a decisão de unir sua vida e a de outra pessoa, e esse é um sentimento que leva ao compromisso. 

“Ahava” é o sentimento que faz tudo durar.

Amar

Se Deus será parte de nosso casamento como modelo e referência, então temos que aprender a andar em amor, uma vez que as Escrituras nos revelam em (1 João 4.8) que Deus é amor. A revelação bíblica de que Deus é amor não foi dada apenas para que saibamos quem Deus é, mas para que nos tornemos imitadores d’Ele:

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” (Efésios 5.1,2)

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Corintios 13.4-7)

Edificar com as bênçãos de Deus

“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” (Salmo 127.1)

Sem Deus (presente, intervindo e como nosso referencial) no casamento será impossível viver a plenitude do propósito divino para o matrimônio. Mesmo um casal que nunca se divorcie, viverá toda sua vida conjugal fora do plano de Deus; por melhor que pareça sua relação matrimonial aos olhos humanos, ainda estará distante do que poderia e deveria viver.

Conclusão: Essa palavra expressa o verdadeiro desejo de estar com alguém, é o amor ágape formando assim, um casamento solidificado e firmado na rocha. É uma união de compromisso, promessas e entrega; de estar, cuidar, proteger, respeitar e amar essa pessoa por toda a vida, independente das circunstâncias. 

 “Dod” – Literalmente significa “farrear, abalar, ou ameigar”.
No grego (língua em que foram escritos os manuscritos do novo testamento) “Eros” (que retrata o amor de expressão física, sexual)

“Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19:6) 

“Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra e debaixo dela me assento, e o seu fruto é doce ao meu paladar.” 
(Cantares 2.3)

Farrear significa: farra
Abalar significa: quebrar, perturbar, oscilar
Ameigar: acarinhar, animar

“Dod" – É o elemento “físico e sexual” de um relacionamento.

Homem e mulher são física, emocional e espiritualmente diferentes; ainda assim eles são designados por Deus para se completarem. “Tornar-se uma só carne” une todos os aspectos da vida. 

A idéia de se tornarem “uma só carne” tem significado apenas na monogamia. Dessa perspectiva mais ampla da união, o intercurso inclui a troca de pensamentos e sentimentos. 

A relação sexual é a forma mais elevada de comunicar o amor um pelo outro e a expressão fundamental de intimidade. Ela constitui a linguagem do amor sem palavras. Fé em Deus é laço da aliança matrimonial; intimidade sexual é o selo do Espírito Santo.

Conclusão: O sexo foi feito para ser feito dentro do casamento, Deus criou o sexo como um presente para aqueles que têm um compromisso de união e amizade, completando-se espiritualmente e anatomicamente e assim, se tonando uma só carne.

Pense em todas as formas em que estragamos isso

1. Adultério
2. Ciúmes
3. Desrespeito
4. Insensatez
5. Desobediência
6. Intrigas
7. Egoísmo
8. Descontrole
9. Mentiras
10.     Inimizade
10. Intolerância
11. Competição


Qual é a receita de se ter um casamento?

1. Obediência a Deus
2. Amor
3. Confiança
4. Oração
5. Respeito
6. Sabedoria
7. Amizade
8. Sinceridade
9. Tolerância
10. Encorajamento
11. Perdão
12. Humildade
13. Fidelidade
14. Entrega


Estamos falando das 3 chamas, mais Salomão também nos lembra que um casamento é um triangulo amoroso, Pois se deve existir um relacionamento entre o casal e Deus.“Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.” (Eclesiastes 4.12)


Quanto mais você se aproxima de Deus a distancia entre o casal diminui.

Casamento é aliança

E dizeis: Por quê? “Porque o SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança.” (Malaquias 2:14)

A esposa foi chamada por Deus como “a mulher da tua aliança”, o que deixa claro qual é o enfoque bíblico do casamento. Esta aliança matrimonial não é apenas uma aliança dos cônjuges entre si, mas do casal com Deus. O matrimônio, portanto, é uma dupla aliança. Malaquias diz que Deus se faz presente testemunhando a aliança do casal. O mesmo conceito também nos é apresentado no livro de Provérbios:

Para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras; Que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus; (Provérbios 2: 16,17)

Novamente as Escrituras condenam o abandono ao cônjuge, pois neste texto, assim como em Malaquias, a infidelidade é abordada. Nesta situação, é a mulher quem foi infiel ao amigo de sua mocidade e é chamada de alguém que se equeceu da aliança do seu Deus. A palavra 
“aliança”, neste versículo de Provérbios, fala não apenas da aliança entre os cônjuges, mas da aliança deles com Deus. Fala da obediência que alguém deve prestar à Lei do Senhor e também se refere ao matrimônio como uma aliança da qual Deus quer participar.

No relacionamento todas essas chamas são combinadas e se elas se combinarem, conseqüentemente teremos o triangulo amoroso, pois Deus passa a ser a cabeça da relação e somente Deus tem a receita de uma casamento feliz e duradouro, e essa receita encontramos na palavra de Deus.

Ao separar as chamas, nunca se alcança a satisfação. É como viver fora do plano que Deus criou para sua vida. 

Divórcio 

“Porque o SENHOR, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais.” (Malaquias 2:16)

“Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.” (1 Contintios 7.10,11)

Fomos criados para queimarmos todas as chamas juntas

O “amor” é o encontro das almas e dando tudo de si para o outro. Vamos honrar a maneira que Deus nos criou. Que tenhamos um respeito profundo, pois o amor é um sentimento extremamente espiritual. 

As três chamas foram feitas para serem queimadas juntas. E que você descubra “A CHAMA MAIOR”.

“Não há progresso sem mudança. E quem não consegue mudar a si mesmo, acaba não mudando coisa alguma…”.

Ministrantes: Reginaldo Almeida e Carla Almeida na Igreja Metodista de Howell em New Jersey Estados Unidos no dia 12/03/2011.





Fontes de Pesquisa: Bíblia, Vídeo Nooma flame,Site Orvalho Estudos do Pastor Luciano Sabará, Site Padom e Material de Estudo do Pastor Walter Bastos





0 comentários:

Postar um comentário