O perdoar é Cristão

sexta-feira, 18 de março de 2011 1 comentários
A palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir. Significa a liberação ou cancelamento de uma obrigação e foi algumas vezes usada no sentido de perdoar um débito financeiro. Para entendermos o significado desta palavra dentro do conceito bíblico de perdão, precisamos entender que o pecador é um devedor espiritual. Até Jesus usou esta linguagem figurativa quando ensinou aos discípulos como orar: "e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores" (Mateus 6:12). Uma pessoa se torna devedora quando transgride a lei de Deus (1 João 3:4). Cada pessoa que peca precisa suportar a culpa de sua própria transgressão (Ezequiel 18:4,20) e o justo castigo do pecado resultante (Romanos 6:23). Ele ocupa a posição de pecador aos olhos de Deus e perde sua comunhão com Deus (Isaías 59:1-2; 1 João 1:5-7).

Perdoar para muitos é um ato difícil, mas quando temos o temor a Deus e o Espírito Santo do Senhor habitando em nosso ser passamos a ver o perdão de outra maneira, como um dom Divino. Mesmo nessas condições, ainda sim é difícil liberar o perdão a uma pessoa que nos tenha magoado profundamente. Jesus nos ensinou: 

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:14-15).

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:43-48

E quantas vezes devemos perdoar? 

Jesus nos ensina: “Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.” Mateus 18;21,22

O perdão ao nosso próximo é tão importante para Deus que quando estamos em divida com alguém não devemos cear nem dizimar enquanto não resolvermos nossas pendências com o nosso irmão.

“Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.” Mateus 5:24 

O perdão, é um ato no qual quem foi ofendido livra quem ofendeu do pecado, liberta-o da culpa pelo pecado. Deus quando nos perdoa Ele lança todos os nossos pecados no mar do esquecimento, assim não se lembrando mais do que passou e é dessa forma que devemos agir com quem nos fere ou magoa, devemos perdoar sem mais falar sobre o assunto. 

”Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.” Hebreus 8:12

Não devemos usar assuntos passados como arma de discussões, mas tarde passando na cara da pessoa algo que você a disse ter “perdoado”, isso significa que o perdão não aconteceu. Outro fator importante é que quando realmente perdoamos uma pessoa não devemos mas desconfiar dela, achando que ela irá fazer novamente, a liberação do perdão tem que ir acompanhada com a confiança e isso, Jesus nos deu exemplo com Pedro.
Devemos nos lembrar que o perdão de Deus é condicional. Deus nos perdoa livremente no sentido de não querer a morte do pecador que responde ao convite de Salvação nos dado por Jesus Cristo. Porém, Deus nos exige fé, arrependimento e mudança de comportamento antes do Seu perdão ser liberado.

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:16
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” Atos 2:37,38

No caso do cristão, Deus já lhe perdoou os pecados no momento do batismo. Quando nos lembramos da grande dívida que Deus quer nos perdoar, certamente podemos perdoar aqueles que nos devem muito menos em comparação. 

“Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Efésios 4:32

 “Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” Colossenses 3:13

Perdoar aos amigos e inimigos é um ato de amor e bondade, pois devemos ter Jesus como referencial de caráter e de exemplo a ser seguindo, afinal, Jesus é Doutor quando o assunto é Perdão.


Por Carla Almeida


Fontes de pesquisa: Bíblia, Site Advir e Estudosdabiblia.net

1 comentários:

Postar um comentário